quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Rio-2016 aprova 172 instalações para aclimatação de delegações; São Luís está entre as cidades escolhidas

O Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 divulgou nesta terça-feira uma lista com 172 instalações esportivas, de 73 cidades, consideradas aptas para receber as delegações durante o período de aclimatação. O Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz, em São Luís, está entre os locais divulgados pelo comitê. O número pode aumentar até o ano do evento, mas é considerado suficiente pelos organizadores para atender aos 205 Comitês Olímpicos e os 160 Paralímpicos. Embora Londres tenha disponibilizado 640, a diferença foi minimizada.

No total, foram selecionadas 98 instalações públicas – 64 municipais, 19 estaduais e 15 federais -, além de 74 de propriedade privada. Um guia online estará disponível para todos os países a partir de agosto e será lançado durante as Olimpíadas de Londres. Nele, os interessados poderão saber o status do local que pretendem escolher, com imagens de como está e de como ficará quando for construída ou adaptada. Alguns Comitês já vieram ao Brasil para visitar cidades.

Algumas delegações não esperaram a lista para definir seu centro de treinamento. Foi o caso dos Estados Unidos, que assinaram com o Flamengo. Como será exclusiva dos americanos, a sede rubro-negra não estará no guia. Já clubes como o Fluminense, Tijuca, Minas e Paulistano aparecem como opções.

O Brasil terá como legado dos Jogos o primeiro Centro Olímpico de Treinamento da América do Sul.

Nenhum comentário: