quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Reunião na Setur define estratégias do Rally dos Sertões 2012



A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) organizou, nesta quarta-feira (25), reunião para definir estratégias de realização da 20ª edição dos Rally dos Sertões. O encontro, no auditório da secretaria, em São Luís, teve a participação do secretário Jura Filho, representantes da empresa Dunas Race, responsável pelo rally e do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Maranhão.

O Rally dos Sertões 2012 ocorrerá de 19 a 26 de agosto. Este ano, a largada será em São Luís, como parte das comemorações dos 400 anos da cidade. A prova conta com 10 etapas, sendo cinco no Maranhão. A chegada é na Praia de Cumbuco, no Ceará. A proposta é oferecer um roteiro repleto de areias. A programação oficial será divulgada um mês antes do início.

O objetivo principal da reunião foi definir questões técnicas relacionadas ao rally, como montagem de arquibancadas e segurança. De acordo com Jura Filho, a prova deve mobilizar inúmeras esferas governamentais além da iniciativa privada. “A vinda do Rally é uma conquista muito grande, vamos montar uma grande estrutura com a colaboração e recursos técnicos e fazer do Maranhão um estado ainda mais atrativo”, prometeu.

A coordenação do Rally dos Sertões confirmou, durante a reunião, que haverá pelo menos dois eventos oficiais antes da largada da prova, no qual os pilotos de carros, motos, quadrisciclos e caminhões devem participar.

Definido para o dia 18 de agosto a classificação dos pilotos (o qualifying). Os oito melhores de cada categoria serão selecionados para uma apresentação (Super Prime) que acontece no mesmo dia no período da noite.

No domingo (19 de agosto), pela manhã, será a largada, na Avenida Litorânea em São Luís. “Estamos trabalhando para fazer o melhor Rally dos Sertões, queremos uma superprodução e vamos fazer isso acontecer. No próximo mês vamos visitar cada ponto do Maranhão por onde o rally deve passar. Como certeza, vai aquecer a economia dos locais por onde passar”, explicou o representante da Dunas Race, Gustavo Abreu.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão já sinalizou que vai ajudar na estrutura do evento. “Já estamos nos preparando para que não haja nenhuma falha durante os eventos do rally que devem acontecer em São Luís, vamos trabalhar a fiscalização e o combate ao incêndio, além de prevenir qualquer tipo de transtorno”, detalhou o major do Corpo de Bombeiros, Silva Jr.

A Polícia Militar do Estado também trabalha o planejamento da segurança durante o evento. “O público pode ficar tranquilo, vamos trabalhar com um grande número de policiais e garantir a segurança de toda a família que prestigiar o evento, policiais a pé e montados estarão circulando por toda a grande São Luís”, disse o capitão do Batalhão de Choque, Fábio Almeida.

O Rally dos Sertões foi realizado pela primeira vez em 1991, entre Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo a Maceió. Hoje, reúne competição, turismo, economia, responsabilidade social e ambiental. Por ocupar a posição de 2º maior do mundo, atrai pilotos do Brasil e exterior.

Nenhum comentário: