quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Carro do filme 'De volta para o futuro' terá mais 300 unidades



O DeLorean vai voltar: uma empresa que adquiriu parte do inventário e até a famosa logomarca da extinta fabricante americana promete lançar 300 réplicas do carro-símbolo da trilogia "De volta para o futuro", a partir do ano que vem.

A companhia com sede no Texas se beneficou de uma mudança na lei federal que permitirá a fabricação em pequena escala de réplicas de carros que se parecem com modelos de pelo menos 25 anos atrás, mas com mecânica atualizada.

"É fantástico. É uma virada de jogo para nós. Estávamos esperando isso acontecer", disse Stephen Wynne, presidente da DeLorean Motor Company, empresa criada por ele na Inglaterra e que foi transferida para os EUA em 1997. Ela presta assistência técnica para proprietários do modelo e agora começará a montar réplicas.

A DMC original, fundada por John DeLorean, começou a fabricar o DeLorean DMC-12 em 1981, na Irlanda, mas o carro parou de ser produzido apenas 2 anos depois, antes mesmo de aparecer como a máquina do tempo no primeiro "De volta para o futuro", que é de 1985.

Pouco mais de 9 mil unidades foram vendidas e a fabricante faliu. Ao menos um desses carros está no Brasil. Em entrevista ao canal de TV KPRC2, do Texas, estado que abriga a empresa, Wynne afirma que as réplicas devem ser lançadas no ano que vem.

A companhia pretende vender cada réplica por menos de US$ 100 mil --há DeLoreans usados nos EUA à venda por metade desse preço. O executivo diz ter peças suficientes em estoque para a montagem de cerca de 300 unidades. Outras poderão ser produzidas com base em desenhos originais que ele também adquiriu.

Em comunicado, a empresa explica que, até a lei dos EUA mudar, as produções em pequenas escalas tinham que seguir as mesmas exigências das de larga escala.  Em dezembro passado, foi autorizada a fabricação de réplicas de pequena escala desde que os veículos atendam aos critérios de emissão de poluentes em vigor no ano de produção. Para tanto, o carro poderá ser equipado com motores e sistemas de exaustão de outras montadoras.

Nenhum comentário: