sexta-feira, 24 de abril de 2015

Montadoras prometem vantagens para contemplados em consórcios

Amargando queda nas vendas de veículos nos 2 últimos anos, e recuo de 17% no primeiro trimestre de 2015, as montadoras resolveram apostar em consórcios para amenizar a crise. Nesta quinta-feira (23), 11 fabricantes anunciaram que darão vantagens a participantes contemplados que ainda não tiraram o veículo, para que fechem de vez a compra.

No consórcio, os participantes podem adquirir um veículo por meio de lance ou quando são contemplados em sorteio. Nestes casos, têm até o final do grupo de consórcio para realizar a compra do veículo. "Se a pessoa foi contemplada, por exemplo, na assembleia 25, e o grupo é de 50 meses, ela tem até a assembleia 50 para comprar", explica o presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), Paulo Roberto Rossi.

Segundo a Abac, há 240 mil brasileiros nessa situação. "Significa praticamente a um mês de vendas para nós", compara Luiz Moan, presidente da associação das montadoras (Anfavea).

Com esses consumidores na mira, o "festival do consorciado contemplado" vai durar 45 dias, de 1º de maio próximo a 15 de junho, nas concessionárias das marcas participantes. São elas: Chevrolet, Fiat Chrysler, Honda, Hyundai Caoa (que vende modelos da montadora sul-coreana exceto os da família HB20), Toyota, Volkswagen e até a premium Audi. No segmento de caminhões, participam DAF, Iveco, MAN e Scania.

Nenhuma marca de moto, tipo de veículo cujas vendas ocorrem em grande parte por consórcio, aderiu à iniciativa até esta quinta.

Nenhum comentário: