quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Saiba como as peças do carro funcionam e evite prejuízos



Algumas peças do carro possuem características que, muitas vezes, passam despercebidas. Entender como elas funcionam ajuda a prolongar a sua vida útil, porque é possível fazer a manutenção preventiva. Também dá para ajudar no diagnóstico de problemas e, assim, evitar prejuízos. Veja a seguir detalhes do itens:

Tampa do reservatório de água

Além da função de cobrir o reservatório de água, ela é também uma válvula de alívio que libera o vapor d’água quando a pressão no sistema de arrefecimento do motor aumenta muito. Ela faz a mesma função da válvula de uma panela de pressão, evitando que o sistema exploda caso ocorra um superaquecimento.

Por isso, muitas vezes o nível de água abaixa e você não detecta vazamento na garagem. Um problema na ventoinha ou na válvula termostática pode gerar o superaquecimento do motor, fazendo com que a água acabe saindo pela tampa do reservatório na forma de vapor. Em alguns casos, o problema do sumiço da água pode ser causado pela própria tampa, cuja válvula não mantém o sistema pressurizado, liberando vapor continuamente.

Caso seu mecânico não encontre o vazamento externo, solicite que ele teste a tampa antes de qualquer outro reparo. É uma forma de agilizar o diagnóstico e evitar gastos desnecessários.

Reservatório de óleo de freio

É outro item que possui uma característica curiosa. Sua composição química é chamada de higroscópica, um "palavrão" que quer dizer que ele absorve facilmente a água do ambiente, por isso o seu nível é identificado através de um reservatório transparente, justamente para que você não abra a tampa.

Quando este óleo perde a validade, a água absorvida pode ferver dentro da tubulação de freio, principalmente na região extremamente quente, próxima das pastilhas e dos discos, gerando as indesejadas bolhas de ar e tornando o freio “borrachudo” e menos eficiente.

Vale a dica: se o nível do óleo abaixar, leve o veículo imediatamente ao mecânico para checar a possibilidade de vazamentos ou mesmo um possível desgaste acentuado das pastilhas.

Aproveite para verificar a validade do óleo. Geralmente, ele dura por dois anos ou 20 mil km, porém, algumas montadoras reduzem este prazo. Consulte o manual do proprietário, nele estarão descritos os prazos de troca, bem como a especificação técnica do óleo utilizado no seu carro.

Imobilizador

A chave de seu carro possui um dispositivo eletrônico chamado de chip (transponder ou resistor de alta precisão) que tem por objetivo evitar que outra chave, com mesmo serrilhado, consiga dar a partida no motor do seu carro.

Em volta do miolo de contato (onde você coloca a chave para dar a partida) existe uma peça chamada imobilizador, que tem por objetivo fazer a leitura do chip que está dentro de sua chave, fechando um pequeno circuito que liberará o sistema de ignição e permitindo que o motor funcione.

Por isso, muito cuidado para não deixar a chave cair no chão ou mesmo ter o contato com água. Isso poderá danificar o chip e impedir o funcionamento do motor.

Caso ocorra um acidente e você não consiga fazer seu carro funcionar, existem chaveiros especializados que poderão reparar a sua chave. Eles precisarão da chave reserva ou de um código específico que acompanha o veículo (code).

Este dispositivo foi criado pelas montadoras para evitar o roubo de veículos, porém, antes que você pergunte, quando os ladrões querem roubar determinado carro, eles trazem outra chave, outro imobilizador e outro módulo, pré-programados, que substituem as três peças e, assim, acabam conseguindo fazer o motor funcionar.

Catalisador

O catalisador está localizado após o coletor de escape e tem por objetivo transformar os gases nocivos através de uma reação química. Dentro do catalisador existe uma colmeia de cerâmica com centenas de pequenos dutos.

Este formato visa aumentar a área de contato dos gases de escape com as paredes da cerâmica, aumentando a eficiência do processo. Ocorre que, durante a passagem dos gases, a reação química libera muito calor (reação exotérmica), e isto faz com que a temperatura dentro do catalizador passe dos 500 graus.

Sabendo disso, você tem que tomar cuidado com a regulagem de motor, em especial com as velas, pois, se estas não estiverem funcionando adequadamente, o combustível que não for queimado na câmera de combustão será queimado na entrada do catalisador, provocando o derretimento da cerâmica.

É importante saber que os catalizadores possuem o certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e custam entre R$ 800 e R$ 6 mil, dependendo do veículo.

Na maioria dos carros, as velas devem ser substituídas a cada 20 mil km. Confirme esta informação no manual do proprietário e garanta o bom funcionamento do motor. Seu catalisador agradece.

Em breve, vou falar sobre o sensor de oxigênio, grande responsável pelo bom desempenho do motor e pela economia de combustível.

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