terça-feira, 28 de junho de 2011

Torcidas organizadas do País serão cadastradas a partir desta terça-feira

O Ministério do Esporte começa a cadastrar as torcidas organizadas brasileiras nesta terça-feira, 28, a começar pela cidade de Curitiba. O cadastramento de integrantes de torcidas organizadas será realizado pelo sistema de identificação biométrica — similar ao da Justiça Eleitoral, que utiliza a impressão digital. A medida é prevista pelo Estatuto do Torcedor para garantir a segurança nos estádios brasileiros.

Os primeiros grupos a passarem pelo cadastramento em Curitiba são as torcidas ligadas ao Atlético-PR. A atividade será no Estádio Joaquim Américo uimarães, a Arena da Baixada.

Para ser incluído no cadastro, o torcedor deverá levar seus documentos pessoais e em seguida, terá a sua impressão digital arquivada, para facilitar a identificação, quando necessário. Nas semanas seguintes, serão cadastradas as torcidas do Coritiba e do Paraná Clube. Até julho do ano que vem, o Ministério do Esporte pretende cadastrar os integrantes de 475 torcidas organizadas do País.

Além do cadastramento das torcidas, o estatuto instituiu a obrigatoriedade de monitoramento de imagens nas arenas com capacidade de público superior a 10 mil pessoas e a punição para atos de violência. Criminalizou o cambismo e a manipulação de resultados dos jogos e passou a exigir laudos técnicos de segurança e de higiene nos estádios.

Nenhum comentário: